Se eu fosse Primeiro-Ministro

a opinião tem uma origem

Encerrar Santa Apolónia?

Posted by Vitor Oliveira em Abril 22, 2008

António Costa saiu do governo para “salvar” a Câmara Municipal de Lisboa da grave crise financeira. A tarefa não é nada fácil, requer muito engenho e arte. Não creio que tal decisão passe por encerrar estruturas de ligação da cidade com o exterior. Como será possível querer encerrar a histórica estação ferroviária de Santa Apolónia?

A decisão de se elaborar uma obra de enorme custo para os contribuintes e de longa duração não deveria ser tomada de ânimo leve. No entanto, após a recente inauguração da estação do metro de Santa Apolónia e de se estar a construir o terminal portuário na mesma zona, o Presidente da Câmara coloca a hipótese de encerrar uma das principais ligações da cidade com o exterior. Ter-se-á esquecido que Santa Apolónia faz a ligação com a linha ferroviária do Norte? Será justo que todos os utilizadores da linha do Norte tenham de terminar a sua viagem na estação do Oriente e, em alguns dos casos, fazer uma viagem de quarenta minutos de metro, com o desconforto das malas e de trocar várias vezes de linha?

Se o objectivo é diminuir o trânsito em alguns pontos da cidade, fazendo uma melhor utilização das vias de comunicação principais, então porque não cancelar o projecto da ponte Chelas-Barreiro? Faria mais sentido a construção de um túnel que ligasse a margem sul à margem norte directamente num dos principais eixos rodoviários. Ou até que se construísse apenas uma ponte ferroviária.

Parece inadmissível que o Governo e autarquias não trabalhem em conjunto, num Estado de Direito. É nesta politiquice do cada um por si que surgem os problemas financeiros. Gasta-se o que não se tem, fazendo o que não terá utilidade.

Vitor Oliveira

Anúncios

2 Respostas to “Encerrar Santa Apolónia?”

  1. paulosousa said

    Orgulhoso?
    Prepotente?
    Coitados é dos
    comboios, não que
    agora ele entrou pà
    quadratura da intriga.

  2. Tenho pena que, neste país, se invista em infraestruturas para depois não lhes dar uso…
    Não sei se será este o futuro de Santa Apolónia, mas conheço um caso que merece atenção: a estação de Estarreja, no distrito de Aveiro, foi recentemente remodelada, mas pouco depois os comboios Intercidades que costumavam lá parar passaram a fazer escala em Ovar… Estarreja só não ficou às moscas por causa dos urbanos Aveiro-Porto. Escusado será dizer que se uma ASAE passasse por Ovar certamente mandava encerrar esta estação por falta de condições.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: