Se eu fosse Primeiro-Ministro

a opinião tem uma origem

Presidente da Républica dá lição de económia

Posted by Vitor Oliveira em Abril 29, 2008

Cavaco Silva

A crise económica é uma realidade. Embora os nossos governantes apregoem aos quatro ventos que o país já possui alguma margem de manobra económica e que o défice não é excessivo, os Portugueses ainda não sentem melhoras na economia.

Possivelmente não se sintam melhoras pela redução do IVA ainda não ter entrado em vigor. Porém a minha opinião é de que para descer um ponto percentual mais vale não descer. A descida não se irá notar porque os comerciantes não vão baixa os preços, vão sim aumentar a margem de lucro. Se alguém duvida disto basta relembrar o que aconteceu com os ginásios a quando da descida do IVA em dezasseis pontos percentuais. Nesta altura poucos ginásios baixaram os preços, os que o fizeram foi sob campanhas de promoções…. Estranha promoção pois aumenta o lucro!

Cavaco Silva decidiu aconselhar o governo a agir com precaução. De facto “não seria aceitável que o PIB voltasse a subir para os 3%”. Foi interessante que o Presidente da Republica falasse da crise económica na véspera de mais um encontro do “Grupo de Arraiolos”*. Espero que o governo compreenda a mensagem e não inicie uma caça ao voto com o dinheiro dos contribuintes. Depois de tanto sacrifício voltar a cair na lista negra da Comissão Europeia seria desesperante.

· “Grupo de Arraiolos” foi o nome com que ficou conhecido a reunião anual de oito presidentes não executivos da Comissão Europeia. A reunião ocorre todos os anos num país diferente. O nome deve-se á primeira reunião ter ocorrido na aldeia Alentejana com o mesmo nome.

 

Vitor Oliveira

 

Anúncios

3 Respostas to “Presidente da Républica dá lição de económia”

  1. veto11 said

    Depois de tanto sacrifício voltar a cair na lista negra da Comissão Europeia seria desesperante.

  2. Silva said

    .
    O problema é se a Europa não cai também na lista negra da Comissão Europeia ….

  3. veto11 said

    Não podemos negar que a recuperação económica está a regredir. A europa está sob uma forte especulação. Mas pela primeira vez com uma económia mais forte e sustentada, que a dos estados unidos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: