Se eu fosse Primeiro-Ministro

a opinião tem uma origem

A “regionalização” do Sá Carneiro

Posted by Vitor Oliveira em Agosto 9, 2008

Segundo o deputado e coordenador dos deputados socialistas eleitos pelo Porto, Fernando Jesus, vai ser promovido um debate, em Setembro, sobre o futuro do aeroporto Francisco Sá Carneiro. Fiquei satisfeito ao ler a notícia já que, por momentos, acreditei que alguém iria travar a ideia obsoleta de “regionalizar” a gestão do aeroporto. Foi sol de pouca dura. Cedo me apercebi de que o PS/Porto concorda com essa medida.

Será que ninguém se lembrou dessa ideia há dez anos atrás, precisamente quando tanto o edifício como a gestão estavam decadentes? Não compreendo a gaiatice da classe política! O Estado modernizou o aeroporto; o Estado geriu com eficiência o aeroporto; o Estado conseguiu tornar o aeroporto, pelo segundo ano consecutivo, o melhor do mundo dentro dos aeroportos de igual número de passageiros. Agora que chega o proveito é que se pensa em privatizar a gestão, dar o lucro ao privado e castigar os contribuintes.

Fernando Jesus acredita na capacidade dos empresários nortenhos para gerir o Sá Carneiro. Também acredito! Outra convicção minha é a de que cedo se vão perder os clientes, com a subida das taxas, no ganancioso desespero dos lucros. E cedo se vai perder o estatuto internacional que tanto custou, aos contribuintes e utilizadores, a ganhar!

Numa altura de globalização, as medidas regionalistas deste género são, no mínimo, regressivas!

Vitor Oliveira

Anúncios

3 Respostas to “A “regionalização” do Sá Carneiro”

  1. helder said

    A Regionalizaçao do Aeroporto Sa Carneiro é necessaria para que o Aeroporto do Porto nao dependa na sua gestao do de Lisboa. Para que o Aeroporto do Porto possa reduzir as taxas as companhias aereas e tornar o Aeroporto de Sa Carneiro base por exemplo da Easyjet ou da Ryanair.
    O Governo Central atraves da ANA refez o Aeroporto do Porto para o Euro 2004, mas se no Norte houvesse um Governo Regional ha quantos anos que o Aeroporto do Porto teria sido renovado, ha quantos anos que o Aeroporto do Porto seria internacional, ha quantos anos que o Porto em lugar de estar a perder empresas e habitantes para Lisboa e para o estrangeiro seria mais competitivo, baixaria impostos em relaçao a Lisboa para que as empresas em lugar de ir para a capital ficassem no Porto e dessem trabalho aos portuenses.
    O Norte sem Governo Regional continuara uma regiao em decedencia economica, com os seus habitantes espalhados pelo estrangeiro ou a trabalhar em Lisboa.
    Deixem os nortenhos votar e decidir o seu futuro, deixem os nortenhos votar para um Governo Regional do Norte como ja fazem os portugueses na Madeira e nos Açores.
    Governo Regional do Norte deve juntamente com a ANA que é a empresa publica portuguesa de gestao de aeroportos gerir os Aeroportos da Regiao. é assim na Madeira onde o Governo Regional detem uma parte da empresa que gere os Aeroportos na Madeira juntamnete com a ANA.
    O que seria da Madeira sem Governo Regional? Estaria ainda a espera do Governo Central para renovar o seu Aeroporto assim como esta FARO sendo que FARO transporta mais passageiros por ano que o Aeroporto do Porto.Felizmente os Madeirenses e os Açoreanos teem Governos Regioanis que defendem as suas populaçoes e administram os dinheiros publicos em projetos que beneficiam toda a Regiao como é o desenvolvimento dos Aeroportos Regioanais.
    Sem Governos Regionais em Portugal continental como existem nos Açores e na Madeira, Portugal continua adormecido enquanto Lisboa como uma cidade imperial absorve discretamente toda a capacidade financeira e de desenvolvimento do Pais.

  2. camilo said

    não se compare cebolas com batatas. madeira n tem nada a ver com o porto, nem politca nem socialmente. o aeroporto privatisado só vai dar de comer a muita gente. a renovação e aumento da qualidade foi graças ao estado portanto que continue do estado

  3. helder said

    Concordo que o Aeroporto continue a pertencer ao Estado, mas nao ao Governo de Lisboa.
    O Aeroporto deve pertencer ao portuenses, ou aos nortenhos e ser gerido por um Governo Regional do Norte.
    O Aeroporto é do Porto e sao os portuenses que o devem gerir, atraves de um Governo Regional eleito para o efeito.
    Os Portos de Aveiro e Porto também devem ser geridos pelos Aveirenses e Portuenses, ou por um Governo Regional do Norte.
    Nao podemos continuar adormecidos. Os Portos devem concorrer entre si para oferecer melhores tarifas e melhores condiçoes aos navios. Os Aeroportos também devem competir entre si para conseguir as companhias aereas.
    A ANA que é a gestora do Aeroporto do Porto recusou a proposta da Ryanair de abrir base aerea no Porto porque nao lhe quis reduzir as taxas de utilizaçao do Aeroporto sendo que a Ryanair queria trazer mais 4 milhoes de passageiros para o Aeroporto do Porto por ano que iriao ocupar os hoteis, restaurantes, museus e praias da Regiao.
    Se o Aeroporto fosse gerido pelo Norte de Portugal jamais se teria perdido a oportunidade tao importante negocio.
    Quantos negocios foram perdidos pelo Porto pelo fato do Aeroporto do Porto so ter sido renovado pelo Governo Central em 2004 pelo EURO?
    Quantos portuenses tiveram que migrar para Lisboa porqeu perderam o emprego, porqua a sua empresa fechou ou mudou-se para Lisboa porque la existem melhores condiçoes para as empresas, melhores areas logisticas, melhores conexoes internacionais?
    Sem Governo Regional o Norte continuara a ser uma regiao em ruinas economica e os nortenhos espalhados pelo mundo a trabalhar ou em Lisboa longe das suas familias e da sua terra.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: