Se eu fosse Primeiro-Ministro

a opinião tem uma origem

Greve dos professores

Posted by Vitor Oliveira em Janeiro 19, 2009

Nunca fui muito fã de Alice Vieira. Talvez por ser uma leitura imposta, de forma incorrecta, por um ensino sem regras. No entanto, em entrevista ao jornal “Publico”, a escritora revelou muito sobre este ensino descabido, opiniões nas quais me revejo.

               

                Fico contente por a própria escritora revelar que os livros sobre os quais fala a estudantes do 7 / 8 ano, há 30 anos a escritora falava a alunos do 3 / 4 ano. Sinto-me compreendido pela autora, espero que sirva como perdão. Não me acho mais do que os outros, mas sinceramente não considero que seja no 7 ano  que se tenta impor o gosto pela leitura. No primeiro ciclo os alunos aprendem a lidar com a internet e novas tecnologias, mais tarde é que se vai incutir o gosto da leitura. Não concordo! O gosto pela tecnologia surge naturalmente, é instintivo nos jovens, já o saber ler e escrever… O gosto pela leitura tem de ser cativado, cativado não impingido, desde cedo.

 

                Alice Vieira até pode ter dito que nunca aceitaria ser ministra da educação, mas pelo menos avaliou correctamente a realidade. Vejamos, falta disciplina, os professores são mal formados e os alunos não compreendem o que aprendem.

 

A disciplina, ou falta dela, prende-se com a educação, essa que tanto falta aos jovens. Estamos na era “morangos rebeldes”, é tudo “nice, bués e fixe”. E se um professor tenta impor respeito corre o risco dos pais fecharem a escola a cadeado e de ver um processo instaurado contra si. Ainda se confunde educação com status e com cultura.

 

Quanto á formação dos professores, nem vale a pena falar. Médias bastantes baixas, muitos sem vocação para o ser. E acima de tudo, a falta de humildade e de complacência com a profissão que exercem. Eles próprios não impõem o respeito que mais tarde exigem, pois como a escritora disse “Muitos professores têm uma formação muito, muito, muito deficiente. Não só falam mal como se queixam diante dos miúdos. A responsabilização dos professores é fraca, eles não são muito seguros e os alunos sentem-no”.

 

 Hoje em dia tudo é decorado, um estudo feito de véspera. Da forma como o ensino está estruturado nem sempre as melhores notas são de quem melhor sabe. Os professores não tem humildade para admitir uma avaliação, a ministra não tem espírito sensível para o diálogo, nem autoridade para levar uma decisão até ao fim. Estamos no jogo do empurra, em que ninguém toma uma medida. Talvez após as eleições já não exista medo para decidir…

Vitor Oliveira

Anúncios

2 Respostas to “Greve dos professores”

  1. Nome said

    “Os professores não tem humildade para admitir uma avaliação”? Não concordo nem um pouco. Este é o argumento que o executivo tem usado e tem tentado impingir na opinião pública, que de pouco instruída o engole sem “porquê?”. A opinião dos trabalhadores em relação a essa questão tem sido bem clara mas, é certo, ainda há muita incompreensão – e muita incompetência na classe, é certo. Talvez seja hora de voltar a dar os dados e introduzir novas fornadas de docentes… foi esse o objectivo do retardamento da idade de reforma? Exacto, também me parece pouco crível que tenha sido.

    Quanto à geração “nice, bués e fixe”, nada a dizer; apenas me resta envergonhar-me.

  2. na minha opiniao, que vale o que vale, os professores, pelo menos grande parte, nao admitem uma avaliaçao. nao os condeno, pois a concorrência é muita e sentem o lugar a fugir….

    e tambem nao concordo que os novos professores sejam “melhores” que os mais antigos, nao me parece asim tao linear… penso, e eu tambem sofro com isso, os profissionais que se formam no superior nas mais diversas areas têm vindo a perder qualidade ao longo dos tempos.

    mas é de saudar o seu comentário, só com discordia e debate se formam ideias fortes e crediveis, considero.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: