Se eu fosse Primeiro-Ministro

a opinião tem uma origem

Nova Guerra Fria

Posted by Minerva em Março 17, 2009

As relações entre a Rússia e o Ocidente estão agora mais “quentes”, depois de o Presidente russo, Medvedev, ter anunciado um grande reforço das Forças Armadas russas a partir de 2011.

Esta medida do Kremlin é, segundo Medvedev, consequência da ampliação de  infra-estruturas militares da NATO perto das fronteiras da Rússia, mas também um plano para estimular a economia russa.

A duas semanas do encontro presidencial com Barack Obama, este plano deve ser considerado como um “aviso” aos países ocidentais. E tem de ser levado a sério.

Estaremos perante o ressurgir de uma segunda Guerra Fria ou, pelo contrário, deve esperar-se uma “Guerra Quente”, com recurso ao armamento como resolução dos conflitos políticos? Ninguém sabe o que acontecerá nos próximos anos, mas tudo indica que as tensões entre as duas forças se agravem. E devemos entender que a Rússia tem os seus motivos para não se deixar ficar para trás.

Anúncios

4 Respostas to “Nova Guerra Fria”

  1. João said

    Acho que o Obama vai conseguir melhorar as relações entre os EUA e a Rússia. Parece-me ser alguém com mais inteligência do que o seu antecessor para querer a Rússia do seu lado, não como inimigo.

  2. Minerva said

    Washington já reagiu ao “aviso”. Reconhece que a Rússia é um “país soberano e independente, com pleno direito de se dotar de uma sólida defesa”, mas não se mostra preocupado com a ameaça… Eu faria o mesmo, o que não quer dizer que não estivesse com receio…

  3. Washington declarou o que devia. Afinal foram os EUA que começaram a construir estruturasmilitares na zona. Todos os estados têm direito à defesa… Seria mau se os EUA fossem o unico pais soberano a nivel bélico…

  4. Minerva said

    O ideal seria que as superpotências resolvessem os seus atritos ideológicos apenas através de meios políticos e nunca através de meios militares.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: