Se eu fosse Primeiro-Ministro

a opinião tem uma origem

Doutores à força!!!

Posted by Vitor Oliveira em Maio 12, 2009

Ainda estou abismado com a falta de conhecimento e coerência por parte de Mariano Gago. Gostaria de entender qual o motivo pelo qual o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior descredibiliza o ensino politécnico.

Basicamente, este filósofo dos estudos defende teorias que, na prática, vão alimentar lobbies. Isto é, pretende que haja uma divisão, ainda maior, entre ensino universitário e politécnico. Com o primeiro a ser vocacionado para a ciência e o segundo para a indústria. Não bastante, defende ainda que os cursos do ensino superior sejam leccionados apenas por doutorados.

Até posso compreender que necessite de maior número de doutorados. Se mais não sejam para ganhar fundos da UE e imobiliza-los, tal como o governo fez com os fundos comunitários para a agricultura. Não acho que esta medida seja proveitosa. A que custo ela será tomada? Não serão os alunos que vão sofrer com professores sem experiência prática? Não é justo que os alunos que frequentam cursos (que se esperam) práticos tenham apenas professores doutorados. O que poderá levar a uma menor experiência profissional e capacidade exemplificativa durante a transmissão de conhecimentos.

Por fim, o tema central: o desrespeito pelo ensino politécnico. Há duas hipóteses para tal afirmação. Ou o Professor Doutor não é uma pessoa inteligente, o que não me parece de todo possível, ou acredita que a bipartição do ensino superior poderá ser benéfica, e isto não me parece tambem inteligente.
Mais uma vez se discrimina, se reparte. O ministro vive na sombra dos números: por causa de 10% de investigadores, deseja dividir o ensino superior. Por causa de meia dúzia de tostões, impõe o doutoramento aos docentes do ensino superior.

A que custo, em termos qualitativos, se impinge esta reforma? Com uma constante rotatividade dos docentes, exigências meramente académicas e não qualitativas na selecção dos mesmos, não acredito que o ensino ganhe qualidade. O governo destrói e humilha todas as conquistas institucionais.

Vitor Oliveira

Anúncios

Uma resposta to “Doutores à força!!!”

  1. […] Doutores à força!!! […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: