Se eu fosse Primeiro-Ministro

a opinião tem uma origem

O Estado sem Educação

Posted by Vitor Oliveira em Junho 16, 2009

Hoje começam os exames nacionais, ficarei espantado se, mais uma vez, os alunos não considerarem o exame demasiado acessível. E não só este como todos os que lhe seguem.
Como disse Maria de Lurdes Rodrigues, Ministra da Educação, os resultados ao nível da educação estão a melhorar. Tanto ao nível do insucesso e do abandono escolar como no número de alunos a concorrer ao ensino superior.

Apesar de não querer enveredar por um caminho de retractação terei de o fazer. A Ministra não está de todo a ver a realidade. Não se pode confundir facilitismo com sucesso. É impensável que um aluno possa faltar de forma quase ilimitada e sem sequelas, é inadmissível que os objectivos do governo sejam superiores aos nacionais.

A Ministra é uma grande demagoga, está a contribuir sistematicamente para o atraso do ensino nacional. Concordo que a avaliação dos professores exista, saúdo a criação de variadíssimos cursos tecnológicos, é fundamental que se combata o insucesso escolar, mas é difícil perceber como é que os resultados melhoram de um dia para o outro sem que exista uma mudança de fundo, o problema continua a existir. O disfarce há-de ser notado. Esta constante luta pela estatística está a corroer o país em vários aspectos. As prioridades da nossa sociedade, estão afectadas pelo fantasma das eleições. Urge, ao governo, enganar as estatísticas sem resolver os problemas. Quando o topo da chefia social, que é a base de uma sociedade (ou pelo menos, deveria legislar a sua construção), está em ruínas, nada funciona.

Uma Ministra sem perfil e sem educação basta relembrar a sua entrada no hotel no dia das eleições para o Parlamento Europeu. Sem dúvida que não é um governo assim constituído que merece uma reeleição, quanto mais uma maioria absoluta. Vale a pena ouvir a opinião da Fernanda Velez, dita na cara da Ministra da Educação.

Anúncios

Uma resposta to “O Estado sem Educação”

  1. […] abandono escolar como no número de alunos a concorrer ao ensino superior. … fique por dentro clique aqui. Fonte: […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: