Se eu fosse Primeiro-Ministro

a opinião tem uma origem

PS protege bode expiatório

Posted by Vitor Oliveira em Julho 17, 2009

Não percebo o motivo de tanto falatório em torno das declarações de Alberto João Jardim. No meu ver, as declarações foram descabidas, mas não sei até que ponto se poderão considerar absurdas.

O Comunismo em Portugal sempre teve um aspecto histórico importante, muitas das lutas travadas tiveram a ajuda do PCP. No entanto é preciso ter em atenção que as batalhas travadas pelos Comunistas, nomeadamente no norte Europeu conduziram, tal como o Fascismo, a milhares de mortes.

Algo que me deixou indignado, mais do que as declarações de Alberto João Jardim, já que não esqueço as suas ligações e a sua vertente anti-democrática na maior parte das suas declarações, foi assistir no programa Corredor do Poder, à incapacidade de uma deputada Comunista em responder às seguintes questões:

-“Cuba é uma democracia?”
-“A Coreia do norte é uma democracia, e acarreta algum perigo internacional?”
-“Se o PCP tivesse maioria parlamentar, alteraria a Constituição para que todos tivessem de seguir uma política de esquerda?”

Acho estranho o PS, um partido que se serviu do PCP como bode expiatório para todas as manifestações e problemas que aconteceram nos últimos tempos ao partido estar agora a condenar uma interpretação da Constituição. Certa ou errada, não passa de uma interpretação.

Anúncios

8 Respostas to “PS protege bode expiatório”

  1. Luis Toscano said

    Victor..possivelmente se não fosse o PCP e o PS se calhar nao tinhas este blog, era censurado!
    Cumprimentos

    • Vitor said

      Eu referi a importância histórica do PCP. Claro que está associado às conquistas políticas nacionais.

      No entanto a não resposta da referida deputada provocou-me mais confusão, do que o comentário do A.J..

      Quanto ao ser graças ao PS que não há censura, não concordo. Não é justo a atribuição dos louros a esse partido apenas. Tal como o Sabido referiu, é um trabalho político no qual todos os partidos são importantes. E relativamente a censura que tal relembrar o prof. que foi demitido por contar uma piada sobre o nosso PM? Que tal relembrar a intervenção da GNR, aquando da organização de uma manifestação?

      Como vês todos os partidos têm o seu momento, e há sempre declarações passiveis de outras interpretações. Mas, agradeço o teu comentário amigo.

      • Luis Toscano said

        Concordo contigo Vitor.. a deputada em causa foi de uma demagogia tremenda!

        AJJ nao teve,nao tem e nunca terá qualquer relevancia na vida politica portuguesa.. por culpa propria! A não ser pelos nativos da sua ilha.
        A proposta de AJJ da revisão da constituição portuguesa?? Ofende quem, ao contrario dele lutou contra a ditadura.
        Já não concordo contigo quando afirmas que se trata apenas de uma questao de interpretação. Trata-se sobretudo de uma questao de fundo oportunamente relançada, sobretudo para dentro do PSD.

        A revolução não se deu devido apenas aos partidos de esquerda, como é facil de constatar! O comunismo teve um papel muito importante na nossa historia ate ao 25 de Abril..depois viu-se as verdadeiras intenções dos comunistas que eram acabar com uma e começar com outra ditadura!! No norte da europa a historia é outra..tal como em Cuba, na Coreia do Norte ou até na propria Madeira, porque as semelhanças com Cuba são muitas!

        Quanto à censura..os partidos de poder sempre tiveramm a tentação de controlar a comunicação social, e neste capitulo a direita sempre foi + eficaz..sobretudo porque maioritamente os grandes grupos economicos sao de direita!
        Noutro post posso enumerar os casos que em apenas 2 anos o ultimo governo do PSD teve ou o governo do PS teve.

        Penso que o PCP não é bode expiatorio nenhum para o PS..basta conhecer a historia do sindicalismo portugues para entender o papel de bloqueio que sempre tiveram quer a protestar,ameaçar ou mesmo agredir!

        Abraço vitor..parabens pelo blog.

  2. Pedro Sabido said

    Luis Toscano: Mas que raio de conceito esse… defendes portanto que a democracia só existe graças à existência paralela dos partidos de esquerda? O_o

    Relembro que esta legislatura tem sido pontuada por duvidas quanto à não interferência do governo (que por acaso é de PS) nos meios de comunicação social. Tendo sido o último evento a “ponderada” compra da Mediacapital pela PT… claro está que esses pensamentos de possíveis compras nunca chegaram aos ouvidos de um dos principais accionistas dono de uma golden share vulgo “estado”. Ora essa! Onde é que já se viu os príncipais accionistas a saberem do que a empresa de que são donos faz! Nunca em Portugal e muito menos o governo!

    Mas tenho que reconhecer que o governo esteve bem…
    Se o assunto não aquecesse a PT compraria parte da mediacapital e talvez fizesse tropeçar o telejornal de sexta da tvi.
    Uma vez que o assunto aqueceu afirmam que não sabem de nada e que repudiam tal ideia fazendo passar uma imagem santa e imaculada.
    Enfim, tipico caso “win-win”.

    Mas voltando ao tema princípal. O Alberto João (doravante A.J.) fez uma interpretação da lei utilizando uma lógica simples mais conhecida como a “lógica da batata” e é algo tão logicamente correcto que provoca arrepios e leva muita gente a pensar se o AJ não estará correcto e por isso temos que dizer adeus ao avante e aos camaradas e ás manifestações e às bifanas… tudo menos as bifanas!

    A melhor arma contra o fascismo quer de direita quer de esquerda está principalmente na educação e na informação. A concorrência entre partidos é também uma concorrência de ideias e ideologias defendidas por cada partido. Daí que quem vota deve votar com consciência e consequentemente com conhecimento das ideias e ideais defendidos pelos partidos. Assim, penso que cabe a cada um, como individuo único e informado, acabar naturalmente com todo o tipo de fascismo aplicando-se assim o velho principio de Darwin da selecção natural.

    • Luis Toscano said

      Descordo com o Pedro quanto ao negocio PT/TVI..
      Entrevista do chairman da PT: http://dn.sapo.pt/revistas/ns/interior.aspx?content_id=1308678

      Sem duvida que a educação e a informação sao a melhor arma contra qualquer tipo de totalitarismo! É necessario entao que todos beneficiem delas..mas como? se concordas com a extinção proposta por AJJ?? Não terao os fascistas e os comunistas os mesmos direitos do que nós?

      Quanto ao principio de Darwin bem.. isso dava outro post!

      Abraço Pedro

      • Pedro Sabido said

        Luis, continua a custar-me a crer que a entidade “governo” que tem uma golden share esteja completamente às escuras em relação a um negócio deste tamanho… simplesmente custa-me a acreditar nisso… Mas o que lá vai lá vai.

        …”mas como? se concordas com a extinção proposta por AJJ??” Não concordo de todo com a proposta do AJ.

        O que eu defendo é a concorrência entre partidos/ideologias. Enfim, uma espécie de economia de mercado para partidos políticos. O que ia levar ao aparecimento de novos partidos e à extinção de outros através da tal escola informada… No entanto parece-me lógico que os primeiros a serem excluídos fossem os partidos de extremos.

        Mas… e quanto ao Darwin? Da última vez que vi, a corrente de pensamento para explicar a evolução das espécies mais aceite pela comunidade científica era o neodarwinismo… Não concordas com ela?

        Abraço Luis

  3. Renato Dias said

    Apenas tenho a dizer que tenho muita estima pelo senhor Alberto João Jardim.
    Apesar de ser um activista, é o único que em Portugal tem a coragem(para não dizer outra coisa)de dizer aquilo que pensa enfrentando aqueles que se encontram no governo e no entanto mantêm-se sempre intocável.
    Das duas uma, ou este senhor não tem telhados de vidro ou então sabe de muitos que têm!
    cumprimentos para todos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: