Se eu fosse Primeiro-Ministro

a opinião tem uma origem

Qual o caminho da Educação?

Posted by Vitor Oliveira em Outubro 7, 2009

Ana Maria Bettencourt, presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), disse que “ a escola deve ter menos chumbos e garantir aprendizagem de qualidade”. Concordo plenamente que a escola deva garantir uma aprendizagem de qualidade. O sistema educativo deve ser revisto, uma mudança de fundo. Aliás, essa mudança deveria ter surgido antes das novas oportunidades, antes da entrega dos computadores Magalhães. Chega de remendar sistemas em subdesenvolvimento!

(Não é íntegro o grau de dificuldade que se tem exigido nos exames nacionais. Não é adulterando os resultados “finais” que melhora a qualidade de ensino.)

No entanto, e relativamente aos chumbos, apesar de concordar que os alunos devem ter um acompanhamento tão precoce quanto a duvida, não apoio tudo o que a presidente do CNE afirmou. A culpa dos chumbos não passa apenas pelo nosso sistema educativo. Falta um esforço por parte dos alunos, uma entrega e vontade de aprender. Muitos são os alunos que encaram a escola como uma obrigação e não como um direito. Direito esse que não raras vezes foi retirado de forma prematura a muitos portugueses.

Uma ultima observação, o motivo pelo qual o ensino privado tem melhores resultados que o ensino público não me parece tão óbvio e linear quanto: “os alunos têm mais apoio no privado”. Parece-me até que esse será o menor dos motivos. Mas isso…

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: