Se eu fosse Primeiro-Ministro

a opinião tem uma origem

Devaneios do Bloco

Posted by Vitor Oliveira em Janeiro 18, 2010

O Bloco de Esquerda acusa o Partido Socialista de planear um tripé politico com o PSD e o CDS. Não quero criticar o BE muito menos os fundamentos de tal acusação (que devem ser muito bons, haja coragem…), no entanto será estranho se o complot se verificar. Sobretudo quando o PS necessita apenas do assentimento do CDS ou da abstenção do PSD para aprovar o próximo Orçamento de Estado.

Se, como tão bem relembrou Francisco Louçã, bastou um queijo para resolver semelhante problema na ultima minoria socialista, porque motivo Louçã acredita que desta vez o suficiente não chega ao PS? Seria uma excentricidade tentar este “tripé orçamental”, um disparate se ele se consumar. Porém prefiro o disparate a uma negociação com o BE. Mais propostas em torno do subsidio de desemprego são um absurdo. Os desempregados têm acesso ao subsidio de desemprego e a regalias bancárias e fiscais. Por mais que as medidas actuais sejam insuficientes, e eu concordo que o sejam, não é economicamente sustentável que estas sofram um aumento. É necessário fomentar a economia, especialmente quando se prevê o inicio do crescimento económico.

As empresas têm de estar preparadas para acompanhar a retoma. Devem ser dados apoios às empresas e devem ser criadas condições de empregabilidade. (Subsidio de desemprego para a entidade patronal, benefícios fiscais às empresas que contratem desempregados, apoio na qualificação da mão-de-obra, etc.…). Concordo que numa altura de crise será difícil optimizar uma solução, é bem mais fácil atribuir subsídios “à lá balda”. Mas quais os custos finais?

(Saliento as declarações do deputado bloquista, João Semedo, o Bloco irá apresentar 7 propostas para atenuar a falta de profissionais no SNS. Talvez seja desta que os médicos, que fazem falta como médicos, deixem de ser gestores).

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: