Se eu fosse Primeiro-Ministro

a opinião tem uma origem

Intermitências de um diálogo atemporal

Posted by Vitor Oliveira em Julho 9, 2010

Temos um mundo inacabado, envolto em coisa nenhuma e recheado de pessoas inábeis para que a grande obra feneça. O que devemos procurar numa estadia, em regime de meia pensão, durante um período médio de setenta anos? Talvez acabar a obra, ter prazer durante a permanência ou viver como um sanguessuga da sociedade. Não sei bem porquê, no entanto, sinto que tudo isto está interligado. “O significado da vida é a mais urgente das questões”, Albert Camus.

A completa confusão. Não seria de esperar algo diferente, a multiplicação de produtos imperfeitos jamais poderia culminar num resultado diáfano, lógico e irrepreensível. “Sentimos que, mesmo depois de serem respondidas todas as questões cientificas possíveis, os problemas da vida permanecem completamente intactos”, Ludwig Wittgenstein.

As vitórias que tenho alcançado, por mais atulhadas de sentimento que possam parecer, são pobres em conteúdo. São vitórias! O leviano contentamento do ser, que espera inconscientemente o desabar dessa realidade. Se não fosse assim não haveria motivos para tamanha emotividade. Mas, “isto também passará”. O optimismo, a essência pessoal, as riquezas e virtudes de uma personalidade chocam sempre no lado mais pessimista, ou lúcido, do existencialismo.

Inúteis os ensinamentos causados pelas derrotas… Sei que para muitos é errado abjurar as relevâncias de uma derrota, mas continuo sem perceber qual a vantagem de ter falhado no planeamento, execução ou escolha de um projecto. Por mais que se aprenda para uma próxima, É uma derrota! Além do mais, pode não haver próxima.

A cada dia que passa agiganto os que me cercam, noto que com o crescimento deles erradico, ofusco ou condeno aquilo que sou. Não sei se o desacerto é meu, dos outros, de todos, ou, simplesmente, de ninguém.
“Sufoco de vida, sufoco viver, morro baixinho dizendo: Quero viver”, alguém que se encontrou nos desencontros da vida.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: