Se eu fosse Primeiro-Ministro

a opinião tem uma origem

Prós e Contras?

Posted by Vitor Oliveira em Março 1, 2011

O debate de hoje foi, para mim, a maior desilusão social dos últimos tempos. Um festim de contras em que muitos dos jovens presentes, alguns deles dirigentes associativos, enterraram a própria geração. Houve uma banalização do tema. Não queremos compaixão, exigimos respeito. Não chega criticar temos de fundar novas bases sociais. Não será um decreto-lei, um parecer jurídico ou uma “injecção social” de auto-confiança que vão melhorar a situação, será mais demagogia.

As universidades tiveram um forte crescimento nos últimos anos: aumento do numero de vagas e mais cursos disponíveis. Felizmente o ensino ficou mais publico. No entanto, o mercado de trabalho não teve o mesmo comportamento. A culpa será da crise, mas não só. É também da corrupção, é da austeridade do mercado imobiliário, do facilitismo intelectual presente no nosso sistema de ensino e da falta de coragem para arriscar.

É necessário cultivar o empreendedorismo nos jovens. Urge que Bolonha seja uma realidade. Poderá ser necessário mudar de região, talvez atravessar fronteiras, somos profissionais do mundo. Porém a sociedade terá de ser moldada para o fenómeno: rendas jovens existentes e acessíveis, facilidade de integração social e vontade. Acima de tudo, temos de ser corajosos e audazes.

Anúncios

4 Respostas to “Prós e Contras?”

  1. LUCIA BEZERRA said

    É lastimável ver jovéns que ousam, pois nada se descobre ou se transforma sem que se tenham ousado, ido além do que se é permitido…
    que ninguém se torne passivo diante de qualquer situação pois , para que a sociedade seja moldada, é necessário que pensamento e ações tornem -se práticas ousadas,humanitáriase justas..

    • lucia bezerra said

      peço que retirem o comentário acima citado do dia 01 março. pois faltou a palavra “NÃO” na frase:É lastimável ver jóvens que não ousam… por favor publiquem o correto:
      É lastimável ver jovéns que não ousam, pois nada se descobre ou se transforma sem que se tenham ousado, ido além do que se é permitido…
      que ninguém se torne passivo diante de qualquer situação pois , para que a sociedade seja moldada, é necessário que pensamento e ações tornem -se práticas ousadas,humanitáriase justas..

  2. solange said

    Os tempos mudaram. Antigamente a taxa de analfabetismo era maior e o nível de escolaridade era muito inferior ao actual,no entanto a evolução dos mercados manteve-se. Hoje há um maior número de pessoas formadas, mas, no entanto vêm-se obrigadas a adulterar o seu nível escolar para conseguir um emprego,sendo que muitas delas têm dois currículos,um que estão à procura de emprego na sua àrea de especialização e outro para serem colocados numa caixa de supermercado,ou loja. É triste. O sistema precisa urgentemente de criar uma medida para o combate desta degradação social. Precisa-se agir!!

  3. solange said

    O mercado não está preparado para receber tantos licenciados,é verdade. Muitos deles vão parar as caixas de supermercado,lojas, e, após tanto sacrífico e estudo, não são capazes de se estruturar e sair da casa dos pais,pois o ordenado que recebem não é suficiente para pagar a renda,a conta da água e luz(como sabem,a ajuda de custos do governo é de 0.50cêntimos,é literalmente gozar com os pobres)de uma casa e assim tornarem-se INDEPENDENTES!!
    É o estado de calamidade social.
    Por outro lado,também não penso que seja justo que o governo pague aos jovens que se encontrem na situação de desempregados o mesmo que este paga aos reformados. 65anos de descontos e trabalho árduo,para no fim este receber o mesmo que o estado paga a um jovem que começou a descontar recentemente.. Não é justo.

    Quem disse que a vida era justa,certo?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: